Diário Imobiliário, Fernanda Pedro, 13 de Agosto de 2013

 

Sucesso de um jovem arquitecto português no México

 

Chama-se João Pedro Barbosa e é um jovem arquitecto português que chegou há pouco tempo ao México. A sua primeira experiência profissional fora do país levou-o até ao atelier SAC – Studio de Arquitectura y Ciudad em Querétaro, no México e apesar de estar apenas há quatro meses, já tem razões para sorrir. O trabalho em que participou para o concurso de Micro Casas em Denver, o "Microhousing Ideas Competition", promovida pela "Denver Architectural League", foi o grande vencedor da competição.

 

Um concurso onde também outros portugueses foram distinguidos mas onde João Pedro Barbosa teve o privilégio de festejar a vitória com os seus colegas de atelier. Em entrevista ao Diário Imobiliário o jovem arquitecto revela que no momento em que soube o resultado, foi um momento de muita emoção e satisfação pelo reconhecimento do trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos, “o que me transmitiu uma enorme motivação para prosseguir este caminho, reflectindo sobre o mundo e o Homem, procurando uma arquitectura sincera e verdadeira”.

 

João Pedro Barbosa explica como começou este projecto. O projecto da Micro Casa, surgiu na sequência das preocupações do atelier com o desenvolvimento de habitações mínimas para responder a situações específicas e que se adaptem a diferentes estudos de vida e as suas consequências a nível espacial e urbano. “Interessa-nos que cada concurso que fazemos seja parte dessa investigação e que tenha uma aplicação prática, seja aqui no México para habitação de baixo custo ou situações de emergência, seja em outro país do Mundo”, salienta.