Arquitectos Portugueses no Mundo, 5 de Agosto de 2013

 

João Teles Barbosa, um Arquitecto Português no México

 

APM Fala-nos um pouco sobre o teu percurso académico e das tuas experiências profissionais em Portugal.

 

JB O meu percurso académico foi feito inteiramente na Universidade Lusíada do Porto, entre 2003 e 2008, terminando o mestrado com a dissertação “Da Substância Da Ausência em Louis I. Kahn – O Tesouro Das Sombras” em 2009.

 

Fiz o meu estágio profissional no gabinete de arquitectura do arquitecto João Laranja Queirós, com o qual colaborei até Fevereiro de 2013. Entre os projectos mais significativos destacam-se as casas em Canidelo (1+1=1), uma das obras vencedoras do 10º ciclo World Architecture Community Awards.

 

Trabalhei também no gabinete de arquitectura da arquitecta Carla Carvalho, em 2011 e 2012.

Colaborei com os arquitectos Bruno Barbosa, Inês Ferreira, Pedro Costa e Sandra Paulo, explorando a complementaridade de todos os elementos, num espaço de discussão e criação arquitectónica, tanto na sua forma de projecto como nas suas variáveis interdisciplinares, desenvolvendo uma intensa pesquisa projectual através da participação em inúmeros concursos nacionais e internacionais em 2011 e 2012, dos quais se destaca o 5º lugar no concurso público de concepção para a elaboração do Projeto de Remodelação da antiga Estação do Caminho de Ferro de Mora/ Estação Imagem, Portugal.

 

Participei no Workshop do arquitecto Japonês Kengo Kuma em 2012 e fiz uma colaboração pontual com o arquitecto russo Shamsudin Kerimov em 2013.